minilondon

Sunday, July 24, 2005

(é quase meia noite do domingo, 24 de julho. estou ouvindo um cd de uma banda norueguesa chamada kings of convenience e o nome da música que está tocando é homesick.)

os acontecimentos dos últimos dias foram notícia também no brasil: o "terrorista" executado sexta feira com cinco tiros na nuca era um brasileiro completamente inocente que, por uma infeliz coincidência, morava no mesmo prédio de um dos suspeitos das bombas nas estações de oval no dia anterior.

o sentimento por parte da comunidade brasileira em londres é de uma espécie de raiva contra o já odiado sistema policial britânico. e alimentada pela sensação de que nada será feito além de um grande pedido de desculpas. afinal de contas o jean - o garoto assassinado-, infelizmente, já está morto e isso é o que realmente importa.

das duas uma: ou a comunidade vai se revoltar de alguma maneira organizada - e não me refiro à pequena passeata que se formou hoje, espantada rapidamente pela chuva - e, óbvio, não chegar a lugar nenhum, conseguindo, no máximo, o que já conseguiu: um pedido de desculpas; ou vai simplesmente ficar quieta e deixar passar, porque não tem muito mais coisas prá se fazer a não ser instruir as pessoas a não saírem correndo quando cinco brutamontes armados vestidos como cidadão comuns saírem correndo atrás de você.

e vamos torcer agora para nenhum outro atentado aparecer por aí. porque hoje eu li no jornal que é tudo culpa dos terroristas. calma lá. o brasileiro foi assassinado porque usava um casacão, mas ele não teve tempo para se explicar: foi pego, imobilizado no chão e executado com cinco tiros. não, não foi culpa dos terroristas. foi culpa deste pânico escondido que todo mundo está sentindo por aqui: seja quando entra em um ônibus e fica olhando para qualquer pessoa "com cara de terrorista", seja quando uma das polícias melhor treinadas do mundo resolvem aderir à máxima do atire-primeiro-pergunte-depois.

ontem minha paz no meu lar foi interrompida pelo telefonema da gianna me pedindo para levar a câmera até ela, para tirarmos foto da casa do brasileiro. fomos lá e só vimos toda a área cercada de policiais. conversando com vizinhos, eles nos disseram que por volta das três da tarde do sábado mais de quarenta policiais cercaram a área e levaram três pessoas presas. e que também tinham ouvido tiros. que havia um morto. que a polícia não deixou ninguém ficar olhando. enfim, ninguém falava nada com nada, mas só deu prá ver facilmente que tem muita coisa que não ficaremos sabendo nunca mesmo. isso é um pouco assustador.

(a banda agora ainda é a mesma, mas é uma música que eu adoro, chamada i'd rather dance with you).

0 gostou? então comente!

Post a Comment

<< Home